Eletricidade em carros e camiões
Que radiações eletromagnéticas podem existir em carros?
Os carros e os camiões podem gerar campos eletromagnéticos de baixa frequência significativos.
As principais fontes que geram esses campos são:
1 - As malhas de aço magnetizadas nos pneus, quando o veículo está em movimento, que transmite campos magnéticos de baixa frequência para o condutor e passageiros.
2 - A ignição, o alternador, o sistema de ar condicionado, os sistemas de audiovisuais, também geram campos eletromagnéticos de baixa frequência.
Os carros elétricos ou os híbridos são mais nocivos?
Os carros elétricos e os híbridos são mais nocivos porque a utilização da bateria eleva os campos magnéticos quando em movimento.
Abaixo apresentamos links informativos sobre este tipo de riscos para a saúde.
Como se podem minimizar os riscos para a saúde dos campos eletromagnéticos dentro de um carro ou de um camião?
Nem todos os veículos emitem radiações eletromagnéticas com a mesma intensidade, sendo que alguns têm algum tipo de proteções e blindagens, por opção proporcionada pelo fabricante, nomeadamente para eletrohipersensíveis.
O primeiro passo para minimizar é o de diagnosticar, e então procurar dar solução para minimizar técnicamente o que fôr relevante.
Um passo elementar para reduzir o impacto dos campos elétricos dentro de um veículo, é o de usar uma ligação à terra, que permita ao condutor e aos passageiros reduzir o nível de voltagem corporal durante a viagem, especialmente os que usam os assentos dianteiros.
Temos soluções, sob consulta prévia.