» 2.4 Luz artificial » Espectro luminoso: riscos para a saúde


 Espectro luminoso: riscos para a saúde

Que riscos para a saúde podem ter algumas partes do espectro da luz?

A visão é o sentido que permite detectar e interpretar parte da energia radiante.
Porém, essa mesma luz pode ter efeitos tóxicos na retina de indivíduos, em especial as radiações mais energéticas do espectro visível: a luz violeta e a azul.

Como evitar que essas radiações nocivas afectem a retina?

Por meio da utilização de filtros de absorção selectiva de radiação, pode ser possível neutralizar o efeito nocivo da luz sobre a retina.

Esta possibilidade é muito interessante, considerando não só o risco de exposição à luz intensa natural, como também, e em especial, à iluminação artificial, nomeadamente a que usa a faixa da radiação azul, como, por exemplo a iluminação LED.

Estudo sobre os efeitos tóxicos de parte do espectro luminoso na retina

Juntamos um link para um estudo da Dra. Célia Sanchez-Ramos (Madrid) sobre este assunto, bem como uma notícia no "Daily Mail", relativa ao seu estudo:

FILTROS ÓPTICOS CONTRA EL EFECTO FOTOTÓXICO DEL ESPECTRO VISIBLE EN LA RETINAFILTROS ÓPTICOS CONTRA EL EFECTO FOTOTÓXICO DEL ESPECTRO VISIBLE EN LA RETINA

mais info
Do 'environmentally friendly' LED lights cause BLINDNESS?Do 'environmentally friendly' LED lights cause BLINDNESS?

mais info
Testes de qualidade de espectros luminosos de diversas lâmpadas actuaisTestes de qualidade de espectros luminosos de diversas lâmpadas actuais
A revista Popular Mechanics realizou testes comparativos dos diferentes espectros luminosos de lâmpadas actuais. Nos vários gráficos é possível apreciar a falta de qualidade da maior parte da luz artificial, comparativamente ao espectro da luz natural.


mais info
Imprimir   
topo topo
Geohabitat (c) 2009