» 2.4 Eletricidade » Parlamento Europeu - decisão s/ riscos


 Parlamento Europeu - Decisão sobre riscos eletromagnéticos
 

Qual o conteúdo da resolução do Parlamento Europeu de 2009, sobre os riscos das radiações eletromagnéticas?


A resolução do Parlamento Europeu, em 2 de Abril de 2009, sobre “preocupações de saúde associadas a campos eletromagnéticos”, tem vários pontos de reflexão, e 29 medidas.

Entre os pontos de reflexão, é significativo o ponto A, como se segue:

  • “considerando que os campos eletromagnéticos (EMF’s) existem na natureza e consequentemente sempre estiveram presentes na Terra;

  • considerando, contudo, que nas décadas mais recentes, a exposição ambiental a frequências artificiais de EMF’s tem subido constantemente, em consequência da maior procura de eletricidade, da expansão das tecnologias sem fios, e de mudanças organizativas na sociedade;

  • considerando que o efeito final é que todo o indivíduo está actualmente exposto a uma mistura complexa de campos magnéticos de diferentes frequências, quer em casa, quer no trabalho;”

 

Tendo em conta o conteúdo da resolução do Parlamento Europeu, será de esperar que o risco eletromagnético para as pessoas venha gradualmente a ser menor?

 
A resolução é um texto que surge depois de uma tomada de consciência dos riscos, ao nível do Parlamento Europeu. Contudo, qualquer alteração efectiva passará por mudanças legislativas, dependentes da vontade de muitos outros decisores, oficiais, institucionais e empresariais.

Os investimentos colectivos realizados na tecnologia atual são grandes e supostamente serão rentabilizados a longo prazo, antes que se verifiquem alterações substanciais ao que existe.

Entretanto, cabe ter consciência da necessidade de diagnóstico e de proteção a nível da habitação, dos locais de trabalho, dos centros educativos e de todos os edifícios onde as radiações sejam sensíveis para os seus utilizadores.


Imprimir   
topo topo
 

                                       Serviços
Vitalização
   biológica
 
Geohabitat (c) 2009