» 2.2 Casos Práticos » Riscos para a fertilidade



Riscos para a fertilidade


Estudos sobre as radiações e a fertilidade humana no EMF-Portal


A base de dados do EMF-Portal conta com mais de 150 estudos referenciados sobre a influência das radiações eletromagnéticas na fertilidade humana (key-word = fertility).

Alguns desses estudos são conclusivos, outros não, pela dificuldade em isolar o possível efeito dos factores de influência. Mas a preocupação persiste e os estudos continuam a surgir.

O acesso a esses estudos específicos pode ser feito a partir do link que se segue (introduzir a palavra-chave = fertility) (o acesso demora alguns segundos):




Adicionalmente, seleccionámos os seguintes estudos,
como exemplo da informação disponível no EMF-Portal:

The influence of direct mobile phone radiation  on sperm quality
Este estudo demonstra uma correlação entre a exposição à radiação de telemóveis, a fragmentação ao nível do ADN e a redução da mobilidade do esperma.

Nas conclusões existe a recomendação de os homens, que pretendam vir a ter filhos, evitarem préviamente a exposição às radiações de proximidade ao corpo dos telemóveis, durante um extendido periodo de tempo.

 
Extremely Low Frequency Magnetic Fields Induce Spermatogenic Germ Cell Apoptosis: Possible Mechanism
Os campos magnéticos de extrema baixa frequência induzem a apoptose (morte celular programada) das células dos espermatozóides.

A influência da radiação pode também alterar os níveis hormonais da testosterona, conduzindo ao seu sucessivo declíneo, depois de uma fase inicial de estimulação pelos campos magnéticos. 

 
Imprimir   
topo topo
 

                                       Serviços
Vitalização
   biológica
 
Geohabitat (c) 2009