» 2.2 Casos Práticos » Riscos na gravidez


Riscos na gravidez
 

Estudos sobre as radiações e os riscos na gravidez, no EMF-Portal

 
A base de dados do EMF-Portal conta com mais de 600 estudos referenciados sobre a possível influência das radiações eletromagnéticas na evolução da gravidez (Key word = pregnancy).

Alguns desses estudos são conclusivos, outros não, pela dificuldade em isolar o possível efeito dos factores de influência. Mas a preocupação persiste e os estudos continuam a surgir.


O acesso a esses estudos específicos pode ser feito a partir do link que se segue (introduzir a palavra-chave = pregnancy) (o acesso demora alguns segundos):





Adicionalmente, seleccionámos os seguintes estudos, 
como exemplo da informação disponível no EMF-Portal:
 
Challenging cell phone impact on reproduction: A Review
Este texto de 10 páginas é uma revisão de diferentes estudos sobre a influência das radiações de campos electromagnéticos no desenvolvimento da gravidez.

Não obstante a manifesta dificuldade em isolar as causas directas de influência, tendo em conta a mistura de causas ambientais concorrentes, o quadro final de possíveis riscos é elucidativo (anexo 1).

 
Exposure to Extremely Low Frequency Electromagnetic Fields during Pregnancy and the Risk of Spontaneous Abortion
De acordo com este estudo, foram observadas diferenças de resultados estatísticos entre os casos de gravidez sujeitos a radiações electromagnéticas e os que estavam fora dessa influência.

Em conclusão foi determinada uma significativa associação entre campos magnéticos e o risco de aborto espontâneo.

 
Imprimir   
topo topo
 

                                       Serviços
Vitalização
   biológica
 
Geohabitat (c) 2009